Multiplicadores de Educação para o Trânsito Ead

Faça a sua parte, multiplique essa ideia!

Multiplicadores de Educação para o Trânsito Ead

Baseado em 119 avaliações
  • 330 Alunos matriculados
  • 20 Horas de duração
  • 13 Aulas
  • 4 Módulos
  • 1 Avaliação
  • Certificado de conclusão
Acesso Gratuito
Acessar Dê um passo adiante em sua carreira!
"top"
Rafael F. Martins Ruppenthal
mais avaliações

EPTC, por meio de sua Coordenação de Educação para Mobilidade, apresenta o Curso de Multiplicadores da Educação para o Trânsito EaD, capacitação que visa à disseminação de conceitos baseados no resgate de valores sociais tais como o respeito, a gentileza e a solidariedade, entre os diferentes personagens do trânsito, a fim de que contribuam para a construção de uma cultura cidadã. 

O curso visa capacitar pessoas para serem multiplicadoras de novos paradigmas sociais que propiciem à mudança de comportamento dos usuários na via, a partir da tomada de consciência do quanto é importante ter conhecimento não somente dos regramentos previstos na legislação de trânsito e transporte, mas também das regras de convivência no espaço coletivo, para que se construa uma cultura de respeito e civilidade no trânsito.


Elaborado por: Coordenação de Educação para Mobilidade - EPTC

Editado por: Rodrigo Vargas de Souza.

1 ano Sem tempo para fazer o curso agora? Não tem problema.
Você poderá participar desse curso até 1 ano após a matrícula.

Comunidade em geral, educadores das redes públicas, privadas e educadores de espaços não formais.

EPTC
"Vamos acompanhá-lo durante os seus cursos trazendo dicas, tirando dúvidas e ajudando no que for preciso. Um abraço!"

       

Desde a criação da EPTC em 1998, na condição de uma empresa pública, a cada gestão têm sido experimentadas diferentes formas de implantar as atividades de Educação para o Trânsito, que são atribuições legais, definidas pelo Código de Trânsito Brasileiro - CTB, e seus eixos norteadores são a EDUCAÇÃO, a ENGENHARIA e a FISCALIZAÇÃO.

A Equipe de Educação para o Trânsito representa todo efetivo dos funcionários da EPTC, desde o agente de trânsito ao pessoal da administração, sinalização, controle, entre outros tantos departamentos que estão empenhados em manter e melhorar constantemente as condições de trânsito da cidade. Atualmente compreende uma equipe qualificada especificamente para tratar as questões da educação, que tem a incumbência de planejamento, desenvolvimento e execução de programas e projetos voltados a diferentes públicos, utilizando linguagens adequadas às faixas etárias e contemplando diversos segmentos da sociedade. 

Dentre os projetos permanentes da Equipe de Educação para o Trânsito estão o Teatro de Bonecos, Contação de histórias, Esquetes, Performances, Palestras, Formação de Educadores e Ações Educativas em espaços públicos em parceria com outras Instituições afins.


Todos os alunos que concluírem o curso com aproveitamento mínimo de 70% receberão certificado de conclusão.

Conteúdo Programático

O objetivo do módulo é proporcionar a reflexão dos participantes acerca de conceitos e cenários que muitas vezes são percebidos como intrínsecos. Há construções culturais que trazem muitas consequências para o cenário atual no que se refere ao trânsito e seus conflitos, e percebê-las é essencial para propormos uma mudança de paradigma.

A partir dessa realidade, a ideia deste módulo é apresentar as origens da legislação de trânsito, o processo de massificação do automóvel (Fordismo) e o quanto o Brasil desde a Era Vargas tem contribuído para isso. Finalizando, trazemos os conceitos que demonstram o histórico das nossas relações com as leis e o quanto refletem no comportamento das pessoas que circulam no espaço público.
  • 1. Introdução ao tema trânsito
  • 2. Histórico da legislação de trânsito no Brasil
  • 3. O Brasil e o trânsito
A proposta do módulo é apresentar os fundamentos teóricos que indicam a necessidade de se abordar o tema educação para o trânsito nos diferentes espaços de convivência. Além da legislação vigente sobre o tema, são apresentadas sugestões para o planejamento de projetos, campanhas e ações que visem, entre outros fatores, ao resgate de valores éticos como: solidariedade, respeito, responsabilidade, gentileza e cortesia, que são indispensáveis ao convívio social.
  • 1. CTB - Código de Trânsito Brasileiro e a LDB - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional
  • 2. Histórico da Educação
  • 3. Transversalidade no trânsito
O módulo propõe discussões sobre o sistema de mobilidade na atualidade e perspectivas de um novo cenário, onde as cidades tenham como prioridade as pessoas.

O planejamento das cidades e sua adequação às pessoas com deficiência também será abordado. Por fim, apresentaremos o sistema de transporte público de Porto Alegre, para que possamos conhecer a estrutura de mobilidade da capital gaúcha.

De posse destas informações, ficará mais fácil reivindicarmos o que realmente fará diferença no futuro.
  • 1. Cidades sustentáveis
  • 2. A Mobilidade em números
  • 3. Bicicleta como alternativa
Este módulo abordará acontecimentos que estão intimamente ligados ao cotidiano e aos resultados que são pouco lembrados e debatidos pela sociedade em geral. São vários os fatores que contribuem para um acidente de trânsito: A via, as condições climáticas, os veículos, a velocidade, o comportamento do usuário da via, o uso ou não de equipamentos de segurança veicular, entre outros.

As leis foram feitas para regrar comportamentos. Analisando esta perspectiva através do trânsito, verificamos que a disputa por espaços, ao invés de seu compartilhamento, resultado do individualismo dos personagens que transitam pelas vias, provoca, inevitavelmente, uma colisão de interesses. Alguns preceitos legais são infringidos constantemente e a consequência deste ato não afeta, algumas vezes, o infrator. Porém, as leis da física não podem ser burladas.

Através das leis da física, verificam-se vários exemplos que demonstram a aplicabilidade desses fenômenos naturais no trânsito e o quanto é importante utilizar os equipamentos de segurança ao transitar pelas vias.

Um dos fatores contribuintes para os acidentes de trânsito, e que somente nas últimas décadas começa a ser analisado de forma mais adequada, é a utilização do etanol (álcool etílico) e demais substâncias psicoativas (SPAs) pelos usuários da via.

A análise dos traumas e das sequelas, após um acidente de trânsito, está intimamente ligada aos desdobramentos dos fatores causadores do sinistro. A forma como ocorreu, o impacto da colisão, o resultado do acidente e a sua gravidade indicarão qual a extensão do trauma e quais serão os processos de reabilitação dos pacientes que apresentarem sequelas, tanto para si quanto para sua família e sociedade;

Portanto, convidamos você multiplicador a formular ideias e aplicar estratégias que poderão fazer a diferença na sua família, comunidade, escola, empresa ou meio onde esteja inserido visando à contribuição para um trânsito cada vez mais humano e seguro.
  • 1. Causas e consequências
  • 2. Substâncias psicoativas
  • 3. Década de Ação pela Segurança no Trânsito
  • 4. Conclusão
  • Multiplicadores de Educação para o Trânsito Ead - Prova Final

Dúvidas Frequentes

Sim! Todos os cursos Ead da EPTC são 100% gratuitos.
Sim! Todos os alunos que alcançarem a nota mínima de 70% recebem seu certificado automaticamente.
Não tem problema! Nós damos a você uma segunda chance. Você poderá refazer a sua prova e tentar aumentar a sua nota.
Estude descansado! Você pode estudar no seu ritmo, pois tem até um ano para concluir o curso.
Qualquer pessoa! Os cursos têm linguagem acessível, são bastante dinâmicos e de fácil compreensão. Para ter certeza que vai aproveitar, confira na aba PÚBLICO-ALVO, na página de apresentação de cada curso, se esse é o curso mais apropriado para você.
Voltar ao topo